sábado, 18 de abril de 2009

Buracos eleitoralistas – E eu até gosto de girassóis…

-
Disse esta semana na rádio um senhor da Câmara que, "após 4 anos de abandono", o terreno da antiga Quinta de José Pinto - junto à Rua de Campolide - vai passar a ser, muito brevemente, um campo de girassóis. :-0


-
Eu até gosto de girassóis… O problema é que os 4 anos de abandono eleitoralista – e outras aldrabices camarárias - são na realidade 50 anos. E no lugar do futuro campo de girassóis existiu, em tempos, uma cidade viva e histórica, que “as boas intenções” camarárias e governamentais ajudaram a matar.


Quem habita e conhece bem a zona – ou quem, como eu, investiga minimamente estas coisas – sabe que, desde os anos 50, o abandono de toda esta zona é gritante.
Primeiro foi a decadência dos antigos prédios e quintas do final da Rua de Campolide e dos terrenos adjacentes, com o surgimento de inúmeras barracas e das comunidades dedicadas ao consumo e tráfico de droga.
Depois foi o realojamento e/ou o abandono dessa população, ela própria nascida da inércia camarária e governamental.
Por fim foi a demolição – às três pancadas – das antigas casas para “importantes construções”, que em muito "viriam a beneficiar" esta “importante” zona da cidade. Conta quem lá vive que as últimas casas terão sido demolidas por volta do ano de 97...

De então para cá passaram-se 12 anos (isto se a forma de contagem eleitoral não for outra, claro)! Foram 12 anos de abandono total, em que os únicos beneficiários, para além dos habituais “papam-tudo”, foram os caracóis, as lagartas e os bichos da conta. E mesmo assim… os “maus cheiros” da zona não terão dado boa vizinhança.

Temos assim 50 anos de balbúrdia, incompetência, aldrabice e esquecimento, transformados em 4 anos de abandono. E uma “pequena” parte de Lisboa que espera “só” há 2 anos pela decisão do Governo para ser considerada “Área Crítica de Recuperação e Reconversão Urbanística (ACRRU)”. :-x

Campolide espera ansiosamente (ou indiferente?) por isso… e por outros “mimos” do género.


O que vale é que, por fim, tudo será compensado com um belo campo de girassóis!
Afinal, também eles sabem virar-se na hora certa (ainda que a um ritmo diferente do eleitoral). E também eles procuram o melhor “lugar ao sol”.
:-x

Nota de rodapé: e já agora que falamos de eleições… Que tal lembrarem-se também disto?
http://www.cnc.pt/Artigo.aspx?ID=322
-

4 comentários:

Bic Laranja disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bic Laranja disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bic Laranja disse...

Começo pelo fim: a igreja é para recuperar (talvez) quando fizerem da Penitenciária um hotel (se não ruir entretanto); a Rua de Campolide é para alargar (senão não se pode construir os tais seis andares); o aqueduto (mais o entulho de viadutos e construções que o tolhem no vale de Campolide) valoriza-se com girassóis; As torres gémeas também, como compensação de terem barrado a ligação da José Malhoa conm tudo o que é via rápida ali construída.
Vamos ver quantas acerto.
Cumpts.

Luciana disse...

Pode bem ser em todas...

Abraço