sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Pelos caminhos de Camilo

Reprodução do Selo dos CTT, comemorativo do nascimento de Camilo (1925)
-
Desta foi de vez: estive finalmente em Casa de Camilo.
-
Camilo Castelo Branco é – e dificilmente deixará de ser – o meu romancista favorito (Eça é grande, Camilo é avassalador).
Quando, no liceu, quase todos se lamentavam da “estopada” do Amor de Perdição, eu lia-o todo - à janela - duma assentada.
-
Era meu sonho antigo ir até à casa onde viveu e escreveu, uma grande parte da sua vida, ao lado de Ana Plácido.
- Acompanhados por um excelente guia, profundo conhecedor e amante da obra de Camilo, foi com enorme prazer que percorremos os corredores da sua simples casa (ainda que esta - à excepção do mobiliário - seja uma recriação da original, destruída num incêndio em 1915).
-
Recordámos inúmeros capítulos da vida e obra de Camilo. Descobrimos os curiosos episódios que o nosso guia já viveu naquela casa. Entre os quais deliciosos momentos vividos ao lado de Manoel de Oliveira, aquando das filmagens do seu - meu preferido - “O Dia do Desespero”, em 1991-92.
-
Deliciosos momentos, que fazem agora parte das minhas mais simpáticas recordações de viagem.
-
É certo e sabido: tão breve quanto possível, regressarei à pequena e magnífica casa de Camilo e Ana Plácido.
-

Sem comentários: