sábado, 12 de abril de 2008

Recordações Populares

No final do mês passado a SIC fez o serviço público que por vezes falta às notícias da RTP, com a reportagem Perdidos e Achados sobre a Feira Popular. Ao humanizar aquele monte de entulho que agora resta, deixou ainda mais a descoberto as desumanidades, incompetências e impunidades da nossa Câmara.

Ao contrário de muitas das pessoas que agora – pensando ser “politicamente correctas ou incorrectas” ao fazê-lo - lamentam o fim da Feira Popular, eu gostava realmente de lá ir.

Todos os anos, invariavelmente, ouvia os protestos dos amigos e colegas ao convidá-los para mais um aniversário na Feira: “Outra vez na Feira Popular?! Não sei que diabo vês tu naquele antro de povo e cheiro a sardinha!”. Era assim que alguém a definia. Mas eu sempre conseguia que lá fossem dar… E, pelo menos por mim, a Feira nunca teria esvaziado a sua alma.

É verdade que nos últimos anos estava decadente e à deriva, mas apenas porque já se avizinhava o seu triste destino.
No passado a Feira Popular não era apenas popular, era povoada de mil e uma almas, todas representativas da alma maior – e mais luminosa - de Lisboa.

Tenho muitas saudades das noites mágicas em que lá ia com o meu pai, para fazer os "furinhos dos chocolates" e andar na Roda Gigante ou no Carrossel “das bolas” (Carrossel 8). Sinto muita falta das jantaradas anuais na Feira, com os mil e uns cheiros e sons de fundo.
No último ano da Feira voltei lá com um grupo de amigos, para todos andarmos uma última vez no “meu carrossel” e jantarmos num dos “meus” restaurantes. Foi uma amarga despedida… E dói-me muito o buraco que tudo lá deixou!
Muitos podem não se aperceber, mas foi um enorme pedaço de Lisboa que se perdeu.












1 comentário:

Bic Laranja disse...

O meu pai não me levava lá. Os moços da rua falavam-me dela e eu acanhava-me. Confesso que quando lá acabei por ir não rejubilei, mas satisfiz a curiosidade, andei no comboio fantasma, vi o Joselito no poço da morte, andei de carrinhos de choques. Enfim, diverti-me.
Cumpts.