domingo, 25 de novembro de 2007

A Exposição do Museu Hermitage em Lisboa

Maravilhosa a exposição do Hermitage em Lisboa!
Para quem, como eu, sonhou desde miúda com uma visita a São Petersburgo e aos locais míticos do império dos Czares, esta exposição - embora coisa pouca - sabe a tanto…
Nada me fascina mais nos museus do que imaginar a história particular de cada um dos objectos e das pessoas que os criaram, contemplaram ou possuíram. Tão irónico e sintomático da nossa pequenez é o facto desses objectos sobreviverem a todas as pessoas envolvidas. Pode parecer macabro, mas isso ajuda-me a ser uma pessoa melhor.

Nota: Notei alguns erros na catalogação de certos objectos. Ora não sendo eu por certo tão entendida no assunto como os representantes do Hermitage, esse facto deixou-me bastante surpreendida.
Um exemplo: No pequeno quadro com o retracto do Czar Nicolau II e das suas filhas, os nomes das Grã-duquesas estão com a ordem errada. Pode parecer pouco importante, mas numa exposição centrada na família Romanov, isso é muito mais do que um pormenor (ainda mais quando certos membros da família deram origem a inúmeras lendas).

Novembro 2007

Sem comentários: