sábado, 11 de outubro de 2008

Dia das Bruxas - A Terra de Jack

A melhor maneira de celebrar o dia das Bruxas que se aproxima é ver - ou rever - o maravilhoso Estranho Mundo de Jack (o estranho nome português para Nightmare Before Christmas).
Pronto, está bem… o Dia das Bruxas não é tradição nossa! É mais uma estratégia de mercado e tal… Mas, acreditem, só pelo Jack já vale a pena!

Entre a primeira edição em DVD e esta que agora saiu, dá bem para ver o estatuto de verdadeira estrela que Jack Skellington entretanto alcançou.
Que o diga a loja Disney, que só agora descobriu nele uma mina! :-)
-

2 comentários:

Anónimo disse...

Cara Luciana:

Tem toda a razão ao dizer que o Halloween não é tradição nossa e que não passa de mais uma estratégia de marketing. Mas eu iria mais longe e diria que o Halloween nem sequer é tradição, e nasce da ignorância americana destas coisas.

Passo a explicar:

O «dia das bruxas» existe como tradição na Europa pelo menos há um milénio, mas nem é na noite de 31 de Outubro, nem se chama «dia das bruxas», nem é «dia», é noite. É a Noite de Valpurga, «celebrada» na noite de 30 de Abril para 1 de Maio em toda a Europa medieval, em especial na Europa Central. Acreditava-se que, nessa noite, as forças das trevas emergiam do solo, juntamente com elementais da natureza, para atormentar a Humanidade. As bruxas esperavam-nas com rituais negros, enquanto que as populações acendiam fogueiras nos montes para que as forças da treva, aversas à Luz, não emergissem, e apenas viessem os elementais que ajudariam às colheitas no mês de Maio.

Aos primeiros raios da Aurora, os sinos das igrejas começavam a tocar para saudar o reaparecimento da Luz e a derrota da treva.

Só que os américas, sendo um cadinho de povos emigrados, geralmente das franjas mais aculturadas da Europa, baralharam tudo. Pegaram no Samhein celta de Inglaterra, que era a Festa do Sol, e não das bruxas, na véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows Eve, donde vem «Halloween»), nas bruxas da Noite de Valpurga e na festa macabra do Dia dos Mortos mexicano e misturaram tudo num cocktail carnavalesco, com toques de saturnais romanas antes da época. Enfim, uma baralhada.

Mas claro, as empresas que vão sugando o mundo viram nesta verdadeira palhaçada um filão a globalizar, a bem do lucro, claro está.

Mas o Nightmare Before Christmas é realmente muito giro, numa comédia macabra, gótica, e enternecedora, com mais de Dia dos Mortos do que outra coisa.

E o «Halloween» que se dane!...

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Grata pelo esclarecimento!
Quem sabe assim não é gago (nem apanhando um susto de uma bruxa)! :-)

Abraço
Luciana