quinta-feira, 31 de julho de 2008

País de Férias

E depois admiram-se!...

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Campolide – A Linda Lisboa Turística (e Hoteleira)




Estes “restos” que aqui jazem - jaziam – são tudo o que resta das velhas quintas e casas do último troço da Rua de Campolide (junto a Sete Rios). Neste local surgirá em breve mais um simpático mamarracho. As obras já começaram.

À primeira vista tudo isto parece indiferente. Parece que este cenário - digno de um pós-guerra – não pode piorar muito. Parece, não parece?
Afinal... será só mais uma bela construção a acrescentar a esta tão "pequena" confusão…

Aos últimos sobreviventes – e já encaixotados - da Rua resta apenas o momento em que também eles passarão a “restos”…

E assim se vão perpetuando as memórias de Lisboa!...

sábado, 26 de julho de 2008

Av. Berna, nº 8 - Continua o deprimente passeio...

-
Ora aqui está uma bela forma de esconder o inconveniente e o “dispensável”, para os brilhantes novos “amantes” de Lisboa!



E pelo cuidado demonstrado na colocação dos andaimes e dos “remendos” de cimento, vê-se mesmo que têm a intenção de recuperar o edifício…

Passeio – deprimente - por Lisboa

Há muito tempo que queria dar uma voltinha pela zona do Campo Pequeno e Av. Berna, para ver como paravam as modas – ou antes as destruições - “arquitectónicas”.

Aqui está o meu breve – e deprimente - balanço fotográfico…




Diz este cartaz aqui em cima que o "mamarracho" em questão é para quem ama Lisboa!...
Oh, meus "amigos"... Quem ama Lisboa não ama péssimos exemplos como estes!

Os amantes certamente amam estes outros:



Infelizmente para os verdadeiros amantes de Lisboa, estes exemplos -verdadeiramente amáveis - poucos dias terão de vida. É só aparecerem mais uns quantos novos "amantes" de Lisboa, com mais umas ideias brilhantes...

Domínio Americano sobre a Europa. A visita de um – apenas – candidato

Pergunto-me que outro país do mundo teria um candidato a Presidente a ser recebido por Presidentes europeus?
A propósito disto apenas me apetece acrescentar um texto, de 11 de Setembro de 2006 - de Eduardo Lourenço, para o El País - que há tempos "saquei" da Net (em http://www.eurotopics.net/)

Eduardo Lourenço on relations between America and Europe:
The Portuguese writer Eduardo Lourenço analyses the role of Europe facing "The Western empire" of America. "European 'impotence' is not only a negative factor in view of relations between the United States and Europe. This 'impotence' is also a sort of belated wisdom emanating from a continent which, after several suicidal incidents has become the archetypal continent of peace. It is a continent of active peace and not a safe haven protected from conflicts, standing well away from the evils that touch the world, notably those that affect the zones in which Europe has historical responsibilities implying ethical duties. The United States ... tending to intervene increasingly openly in the planet's destiny, presumes its strength. For it cannot achieve its 'providential' mission without the implicit agreement and support of Europe, and this even if it does only seem to be its subordinate".”

Biblioteca de Eduardo Lourenço


Eduardo Lourenço doou, no dia 23 de Maio deste ano – dia do seu 85º aniversário - cerca de três mil livros, à nova Biblioteca Municipal da Guarda.

É meu profundo desejo que esta nova Biblioteca – com inauguração prevista para 27 de Novembro – seja um caso de sucesso, não só como pólo “descentralizado” de cultura, como também uma digna e merecida divulgação da magnífica obra de Eduardo Lourenço.

O Portugal de Lourenço pode ser cinzento. Mas Portugal seria muito mais cinzento sem Lourenço!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Incêndios – e suspeitas - à Portuguesa!

Ainda não tinha tido tempo para comentar, mas é uma coisa que não me sai da cabeça…


Os moradores do número 21 da Av. Liberdade - parcialmente destruído pelas chamas que recentemente consumiram totalmente o nº 23 – continuam a levantar suspeitas sobre a verdadeira origem do fogo.

Por certo os mais atentos não necessitarão de grande esforço para suspeitar que as suspeitas de fogo posto em prédios de Lisboa – como aliás nos pinhais de todo o país – fazem parte do património sócio-cultural português!
E o que é que se faz?... Nada! Diz-se “coitadinhos!” aos lesados e continua a suspeitar-se – diga-se antes a fazer de conta - que são os raios dos prédios que têm a mania de pegar fogo sozinhos!
E depois – que chatice! – lá terá de se construir mais um caixotinho de vidro na zona “nobre” da cidade!...

domingo, 13 de julho de 2008

Angelina Jolie e o Milagre nos Telejornais


Penso que devemos agradecer a Angelina Jolie não só o seu excelente trabalho humanitário, como também o grande serviço prestado à cultura!...

Finalmente o cinema - bem, quase... - aparece em destaque nos Telejornais portugueses. E primeiro que o desporto e tudo!

Será Jolie uma santa milagreira?!

A Sagrada Família de Gaudi


Em dez anos o templo de Gaudi deixou de ser uma gigantesca obra de arte ao relento para se tornar uma verdadeira catedral!...


De uma forma ou de outra, continua imperdível!

Junho na Barcelona de Gaudi

A mágica cidade de Gaudi revela-se ainda melhor - e bem mais fácil de visitar - durante o mês de Junho.

Tive o privilégio de -dez anos depois da primeira vez - visitar "La Pedrera" praticamente vazia.

Durante quase meia hora, a magia de Gaudi foi só minha!...

Dia de Portugal - A RTP 1 na Expo Zaragoza 2008


Gostei do programa matinal da RTP na Expo Zaragoza, a propósito do Dia de Portugal.
Tirando uma falha ou outra no discurso e na entrada das reportagens, foi uma emissão bastante oportuna e bem enquadrada.

Pena foi que não tivessem referido esse evento nos restantes Telejornais do dia - e da noite!

E como terá sido o espectáculo de Rodrigo Leão?...